Em Junho do ano passado eu tive a oportunidade de conhecer a famosa feira de vinhos em Bordeaux na França -VineExpo, uma feira especializada em vinhos.  Num dos stands que eu degustei os vinhos em lata. Que surpresa!
Os negociantes franceses estão de olho no consumidor moderno e urbano, e contam que esse novo formato é prático, atual e adequado para qualquer ocasião. Ah, e tudo isso sem perder os atributos essenciais para preservar um bom vinho.
Confesso a vocês que achei curioso e intrigante a ideia e estou pensando seriamente em trazer essas latinhas para serem vendidas aqui no Brasil, quem sabe?
As principais características das latas de alumínio para o vinho são: o isolamento do ambiente externo, a vedação à entrada de luz, a lata esfria mais rápido, protege o vinho dos raios UV e preserva todo o seu sabor. O fato de cada lata
constituir uma dose única e pronta a servir tem sido apontado como uma das vantagens para crescente adesão.
A marca francesa Winestar está comercializando uma série de vinhos de boa qualidade. O conceito da empresa é de que o vinho de alta qualidade está prontamente disponível em um formato portátil. Com um revestimento especial no interior de suas latas eles quebraram todos os preconceitos de que o bom vinho francês só pode ser armazenado em uma garrafa de vidro.

Vencedora do Prêmio de Inovação SIAL 2014 em Paris, a Winestar possui uma variedade de vinhos premium de
qualidade AOC de algumas vinícolas da França. Seus ladres de 187 ml, equivalentes a ¼ de uma garrafa padrão, são preenchidos no momento da maturidade. Todo vinho tinto
premium é envelhecido em barris tradicionais de carvalho francês. Elas são compactas, à prova de quebra e leve, para sua conveniência em casa, no avião, no quarto de hotel, eventos ao ar livre como shows e wine sets ou on-the- go.

As latas são fáceis de armazenar e transportar, produzidas com uma pegada de baixo teor de carbono e 100% recicláveis.
O fundador Cédric Segal criou o Winestar. Fora o seu amor pelo vinho ele precisava de qualidade em uma única dose. Com esses altos padrões em mente, ele viajou por toda
a França para encontrar vinicultores premiados para ajudá-lo a preservar o vinho diretamente da vinha do castelo até o canette.

Detento da nova tecnologia, a Winestar agora tem a capacidade de obter fonte de vinhos de outras áreas em todo o mundo!

A filosofia da Winestar – “sim, você pode!”. Aproveite o gosto da França em qualquer lugar do mundo. Free your Wine!

‘Não julgue um livro pela capa’. Esta é uma regra simples, mas que podemos levar para muitas coisas, inclusive para o vinho. E para nós, enófilos, experimentar é sempre um prazer! O que importa na verdade não é se é moderno ou atraente, o conteúdo é mais valioso que a embalagem e se é um bom vinho, porque não estar disponível para ser levado a qualquer lugar?

Talvez a lata de alumínio não tenha o mesmo charme,
mas antes de julgar, pense que boa parte de alguns vinhos que consumimos passa por “latas gigantescas” durante o processo de vinificação: os tonéis de aço inoxidável.

Se há um sabor exclusivo para cada garrafa por que não para cada lata? 

Referências e termos utilizados:
(http://winestarusa.com/our-story/)
On the go – É o termo do marketing que significa “ponto-a- ponto”. Refere-se ao consumo durante deslocamentos entre casa e o trabalho, entre o trabalho e a escola. Isso possibilita o lançamento de produtos com embalagens especialmente preparadas para o consumo rápido, durante estes deslocamentos das pessoas.

Comentários