A 8ª edição do CasaPark Gourmet começa no próximo dia 09 de novembro, e a abertura fica por conta do projeto Panela Candanga, encabeçado pelos chefs Mara Alcamim (Universal Diner), Francisco Ansiliero (Dom Francisco) e Gil Guimarães (Baco e Parrilla Madrid).

Com o tema Brasília fora do quadrado, o projeto foca na valorização e divulgação dos produtos do Cerrado, dentro e fora do DF, por meio de uma plataforma que traz uma base de dados com informações sobre esses produtos – características, modo de cultivo ou produção, safra, aonde encontrá-los e/ou comprá-los, contatos dos produtores e/ou agricultores –, disponível em www.panelacandanga.com.br.

O evento, no shopping CasaPark, contará com aulas-show com temas diversos, a R$ 20,00 (+ taxa de R$ 2,00 do site), com o passo a passo das receitas e degustação. Além disso, haverá sommeliers ensinando a harmonizar os pratos elaborados com vinhos brasileiros, e Feira Gourmet aberta ao público durante toda a programação.

Na sexta-feira (10/11), a partir das 12h a Feira Gourmet movimenta a programação. Às 18h, a culinarista com formação técnica em Nutrição Terapêutica e em Bases Fisiológicas da Terapêutica Natura,l Dani Caribé, falará do tema Ritual Matinal Saudável e ensinará o preparo de diversos sucos verdes. Na sequência, às 20h, o chef do Authoral, André Castro, dará aula-show sobre Valorização dos Produtos do Cerrado e ensinará a receita de um delicioso Gnocchi de banana-da-terra com linguiça artesanal e queijo de cabra. Um sommelier explicará como combinar o prato com vinhos brasileiros.

O sábado (11/11) começas às 16h, com a Aula Kids comandada pelo chef boulanger Guillaume Petitgas, da La Boulangerie. Ele ensinará a receita de Cookies do Cerrado feitos com castanha de baru. Em seguida, às 18h, assumirão a cozinha os criadores do projeto Coma Lá em Casa, Esdras Nogueira e Mariana Escosteguy. A dupla trata do tema Aproveitando o nosso pomar urbano, e vai mostrar como fazer um saboroso crumble de amora. O preparo será harmonizado com vinhos brasileiros, com dicas de um sommelier.

Quem encerra o dia de aprendizado é o chef do Aquavit, Simon Lau, às 20h. O foco serão os preparos de Coxas e Sobrecoxas de frango orgânico “na lata”, acompanhada de repolho branco com Kümmel (tempero alemão) e confit de cajuzinho-do-cerrado. Haverá, ainda, harmonização do prato com vinhos brasileiros.

No domingo (12/11), o público terá mais uma oportunidade de prestigiar produtos locais na Feira Gourmet, das 12h às 20h, com entrada livre. As inscrições podem ser feitas em gourmet.casapark.com.br.

SERVIÇO:
CasaPark Gourmet – 8ª edição
Onde: CasaPark Shopping Center
Quando: Quinta-feira (9/11), às 19h; sexta-feira (10/11) e sábado (11/11), das 12h às 22h; e domingo (12/11), das 12h às 20h

Comentários

Max Cajé
Cria do Cerrado, Max Cajé negou as raízes ao detestar pequi, descobriu que o amor à culinária nordestina era hereditário e que paladar é algo que se conquista, com muito treino e, às vezes, dinheiro para pagar a conta. Sempre teve uma relação de amor com a comida e nunca deixou de agradecer o advento do metabolismo rápido nesse processo. Começou a estrada de jornalista escrevendo sobre moda, caiu na Gastronomia por acidente e se especializou por amor. Aprendeu que até chegar à mesa, o alimento cria carreiras, muda vidas, aguça os sentidos e cria histórias, boas e ruins, as quais pretende contar aqui.