Frescor do outono se aproximando, a vida pedindo novos ciclos, um novo layout e muitas novidades na temporada 2019 do Mercadinho do Brasília. A primeira edição do quarto ano do projeto, que abraça a economia local, os hortifrútis cultivados em comunidades comprometidas com o manejo sustentável e a gastronomia afetiva, chega para surpreender os apaixonados pelos eventos ao ar livre. Em 2019, o Mercadinho desembarca na área externa do Brasília Shopping – entrada principal (em frente à W3 Norte), de abril a outubro, sempre nos segundos e quartos sábados do mês. Então, no dia 13 de abril, a partir das 10h, o brasiliense tem encontro marcado. Gente leve e antenada em saúde e bem-estar, alimentos artesanais e produzidos em pequena escala, música, alto astral e experiências incríveis estão entre as atrações. A curadoria do Mercadinho no decorrer deste ano é da MULTI, uma agência especializada em eventos outdoor e design de experiências.

Tudo novo de novo
A nova formatação da feirinha conta com banquinhas projetadas para aproximar ainda mais os expositores do público. Uma das inovações é o espaço Cooltivando, uma área compartilhada destinada a oficinas e workshops, sempre um sucesso no Mercadinho do Brasília. Painéis interativos com curiosidades sobre alimentação e corpo humano, lounges que estimulam o bate-papo e os momentos de relaxamento, um canto de leitura com biblioteca colaborativa à disposição, espaço petfriendly com água e petiscos feitos com ingredientes naturais, música com DJ’s da cidade e uma série de surpresas fazem parte do novo Mercadinho. E para abastecer a dispensa, hortifrutis orgânicos, compotas de doces e geleias, os pães integrais, azeites aromatizados, queijos, castanhas, temperinhos, antepastos e guloseimas que agradam todos os paladares.

Oficinas
A Gaia Ciência, empresa de consultoria em sustentabilidade e educação integral, agitará o espaço Cooltivando com programação para o público de todas as faixas-etárias. Oficinas, palestras, cursos, brincadeiras e vivências interativas que despertam redescobertas, novos conhecimentos, habilidades e valores irão florescer nesse spot do Mercadinho. “O Cooltivando é um fortalecedor da consciência ambiental e cidadã, queremos trazer ideias e práticas que promovam a reflexão para mudanças de hábitos no nosso dia-a-dia. O objetivo é incentivar o engajamento, atitudes e práticas para o desenvolvimento sustentável”, adianta a gerente de marketing do Brasília Shopping, Renata Monnerat. As primeiras atividades do Cooltivando serão as oficinas Minhocasa, às 11h, e Hortas Urbanas e Verticais, às 14h. Na Minhocasa, os participantes aprenderão sobre compostagem de orgânicos com uso de minhocas, que ajudam a produzir terra fértil. No workshop de hortas urbanas, dicas e práticas para se cultivar hortaliças e temperos em casas ou apartamentos. As aulas são gratuitas.

Música e Relaxamento
E como a música está no DNA no Mercadinho, quem dá o tom da primeira edição do ano é a DJ Lulu Praxedes. Ela, que marca presença nas pistas mais agitadas da cidade, e de fora dela também, é residente do festival Afete-se e atua em um projeto de lounge music. As massagens com os massoterapeutas do grupo Sem Estresse estão de volta para garantir os momentos de relax. Eles atendem no Mercadinho das 10h às 16h. O valor de cada sessão, que dura em média de 15 a 20 minutos, é simbólico (R$20). A equipe foi criada em 2008 e está vinculada ao Instituto de Promoção das Pessoas Com Deficiência Visual (IPPCDV). Atualmente, é formada por dezoito massoterapeutas, sendo nove homens e nove mulheres. O objetivo é incluir profissionais com deficiência visual no mercado de trabalho, além de promovê-los em todos os âmbitos.

PROGRAME-SE
MERCADINHO DO BRASÍLIA 2019 – 13 DE ABRIL
De 10h as 16h – Feirinha orgânica/vegana/natural
11h – Oficina Minhocasa
14h – Oficina Hortas Urbanas e Verticais
· As inscrições podem ser feitas 30 minutos antes de cada oficina, gratuitamente, mediante ordem de chegada no espaço Cooltivando
· Cada oficina tem capacidade para 8 participantes
DJ Lulu Praxedes ao longo do dia
De 10h as 16h – Massoterapeutas do grupo Sem Estresse

Comentários