Após o sucesso do festival “Sabores de Brasília”, no Taypá, o premiado chef Marco Espinoza se prepara, agora, para cozinhar na banca Kome in Pé, na tradicional Feira Central de Ceilândia. Espinoza desembarca no local no sábado, dia 5 de maio, às 12 horas, e promete preparar pratos típicos da comida de rua peruana, como Arroz com pollo, Seco de costilla de vaca e Cau cau. Para acompanhar, pisco.

O restaurante Taypá, localizado na QI 17 do Lago Sul, vai oferecer transporte gratuito de ida e de volta para o evento. A ideia é fazer um “esquenta” às 11h30 na casa, partindo para a feira às 12 horas.

Em funcionamento desde 1987, a Kome in Pé serve, de quarta a domingo, pratos tradicionais da culinária nordestina, como rabada, baião de dois, sarapatel e buchada de bode. Filho de cearense com piauiense, mas nascido no DF, Naldo comanda a cozinha do local há mais de 15 anos. Cresceu em meio à banca, antes comandada por seus pais, com aromas, temperos e sabores típicos do Nordeste.

Sobre Marco Espinoza

O chef peruano Marco Espinoza é um expoente da nova gastronomia andina, ou novoandina, ao fundir a cozinha contemporânea com elementos, produtos, e temperos tipicamente peruanos com novas técnicas de preparo.  Comanda o Taypá, em Brasília, eleito um dos cinco melhores peruanos do mundo pelo jornal Diario el Comercio, do Peru.  Aos 35 anos, 15 como chef, Espinoza mudou-se de Lima para Buenos Aires aos 19 anos. Formou-se chef pelo I.A.G (Instituto Argentino de Gastronomia) e foi chef executivo da embaixada peruana na Argentina, de onde saiu para ficar à frente do restaurante Bardot, em Palermo. De lá seguiu para as principais cozinhas portenhas antes de fixar-se na capital brasileira para fundar o Taypá.  Desde 2013 fincou território no Rio de janeiro para estar também à frente do Lima Cocina Peruana (que em 2015 foi reconhecido pelo Guia Michelin Brasil com o mérito de Bib Gourmand), no bairro de Botafogo. Em 2015 inaugurou o Muju Restobar em Porto Alegre. Em 2017 abriu uma filial do Lima Cocina Peruana em Campinas (SP) e iniciou o ano de 2018 com a marca gastronômica Lima Restobar em São Paulo, capital. Com o título recebido pelo Taypá de ‘Melhor Restaurante Peruano no Brasil’ do governo do Peru, Espinoza recebeu uma medalha pelo seu talento e excelente trabalho realizado no restaurante. Foi eleito chef do ano pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” em 2014 e pelo guia gastronômico Brasília Show Gastronomia 2016/2017.  Também foi convidado para comandar a cozinha da Casa do Peru, nas Olímpiadas Rio 2016.

Taypá
QI 17, Comercial, Bloco G, lojas 208/210 – Fashion Park – Lago Sul
Fone: 61 3248.0403 / 3364.0403
Horário de funcionamento: De segunda à sexta para almoço (das 12hs às 15hs) e jantar
(de 19hs a 00h). Aos sábados: almoço (das 12hs às 16hs) e jantar (das 19hs à 01h). Domingos: para almoço a partir das 12hs. Fechado par jantar.
Aceita cartões: Visa/Mastercard /Amex
Tem wi-fi e acessibilidade para deficientes
www.taypa.com.br  – email: contato@taypa.com.br

Comentários