Aberta em 3 de junho de 1999, na Quituart, uma feirinha no Lago Norte, a Baco Pizzaria conquistou a confiança – e o paladar – não só dos clientes de Brasília, mas também da opinião pública nacional e internacional, com um cardápio dedicado ao sabor da vera pizza napoletana. Feita historicamente em Nápoles, no sul da Itália, é um produto artesanal com sabor único e cuja produção segue técnicas rígidas. No mundo, por exemplo, são apenas 777 pizzarias com o selo. Já no Brasil, o número chega a 11 unidades, sendo a Baco Pizzaria a única certificada em Brasília.

À frente da operação desde a idealização e implantação, o chef e pizzaiolo Gil Guimarães lembra com carinho o seu início. “Começamos atendendo 5 mesas, hoje alcançamos mais de 8 mil clientes mensais nas duas unidades localizadas na Asa Norte e na Asa Sul”, disse ele.

Ao longo destas duas décadas, o espaço foi eleito por duas vezes como a melhor pizza do Brasil pela revista Prazeres da Mesa, sem contar as inúmeras distinções nacionais recebidas pelas revistas Veja, Gula, Roteiro, Encontro e pelo Correio Braziliense; e estrangeiras, como a indicação ao principal guia italiano de gastronomia, Gambero Rosso, a inclusão do nome no guia mundial de pizzas da Phaidon, Where to eat Pizza, e os selos de Vera Pizza Napoletana conferidos pela AVPN (Associazone Verace Pizza Napoletena), entidade italiana responsável pela certificação das pizzarias em todo o mundo.

 

A qualidade dos produtos sempre foi uma prioridade para a Baco, que trabalha com os melhores fornecedores. Com exceção dos produtos de origem napoletana, todos os outros insumos utilizados são fornecidos por pequenos produtores locais, o que conferiu ao espaço uma sólida parceria com os produtores, auxiliando-os a desenvolver os seus produtos no mercado nacional. Para celebrar essa trajetória de sucesso, a casa presenteia Brasília com uma intensa programação ao longo de 2019.

 

A começar com o lançamento da Cerveja Baco Sesion IPA, desenvolvida especialmente para a comemoração pela cervejaria local Hop Capital Beer. Com amargor e aromas cítricos típicos dos lúpulos americanos, é leve e refrescante, e poderá ser degustada na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, a partir das 18 horas, nas duas unidades da Baco.

Em maio será a vez de apresentar o projeto Pizza do Chefs, semelhante à ação já realizada por Gil no Mercado de Pinheiros, onde pilota junto com o seu sócio Marcos Livi, a Napoli Centrale. Para celebrar o novo ciclo, ele chamou as estrelas michelen Alex Atala e Rodrigo Oliveira, além do próprio Livi e da chef Mara Alcamin, que estarão preparando pizzas com coberturas inéditas que entrarão no Menu por um mês (Confira no cronograma abaixo).

 

 

 

Outro evento que promete mobilizar a cidade é a Pizza Fest, com a participação de outras pizzarias napoletanas no Brasil. A celebração reunirá os pizzaiolos André Guidon, da Leggera Pizza Napoletana São Paulo – SP; Fábio Bito e Marcos Kiko da Grazie Napoli, Santo André – SP; Raffaele Autorino da Prima Pizza Napoletana – Belo Horizonte – MG e a nossa pizzaria irmã de São Paulo-SP, Napoli Centrale Pizzaria Napoletana, além de chopps, drinks e música.

As comemorações continuam com a homenagem a Brasília e os seus ingredientes do cerrado. Para esta ação, Gil convidou ícones da cidade que influenciaram a sua atividade profissional: Francisco Ansiliero, do Dom Francisco; José Luiz Paixão, do Balcony; e a jornalista Liana Sabo. O cronograma segue com a feira de pequenos produtores locais da panela candanga, com a inauguração da 3ª unidade da Baco em Brasília, e, por fim, com o lançamento do documentário “Baco 20 anos”. Confirma a programação na íntegra a seguir.

CRONOGRAMA

Abril

25/04 as 18h

Lançamento da Cerveja Baco Sesion IPA

Maio – Pizza dos Chefs

Lançamento 09/05 – 19h30

Alex Atala

Escargot, abacate e burrata

Rodrigo Oliveira

Carne seca na nata, abóbora cabotiá, mozzarella de búfala, pesto de coentro com beldroega e pimenta biquinho

Marcos Livi

Creme de abobrinha, gorgonzola, lardo, mozzarella de búfala, radicchio, pinoli, basilico cristalizado

Mara Alcamin

Carne de lata, mozzarella de búfala, linguiça caseira suína, molho de tomate, pimenta dedo de moça, cebola roxa, coentro e rapadura.

Junho – Feirinha 15/06

Feira dos pequenos produtores + Panela Candanga na Asa Norte + pizza Baco.

Julho – Mês da Pizza

Dia da pizza 10/07

Promovendo os Clássicos de Napoli, pizzas com produtos de origem, importações exclusivas.

Agosto – Pizza Fest e Lançamento da nova Casa

17/08 a partir das 13h

Uma Festa com muita Pizza, shows, cerva artesanal, drinks e vinho.

Com participação especial:

André Guidon da Leggera Pizza Napoletana São Paulo – SP

Fábio Bito e Marcos Kiko da Grazie Napoli, Santo André – SP

Raffaele Autorino da Prima Pizza Napoletana – Belo Horizonte – MG

E a nossa pizzaria irmã de São Paulo-SP – Napoli Centrale Pizzaria Napoletana

27/08 – Inauguração Baco Casa Park

Setembro – No mês do cerrado “uma homenagem ao cerrado”

Pizzas produzidas com os frutos da nossa terra, produtos do cerrado, preparadas por chefs da cidade, a velha guarda de Brasília: chefs Francisco Ansiliero, do Dom Francisco e José Luiz Paixão, do Balcony; e a jornalista Liana Sabo.

Novembro – Lançamento do documentário Baco 20 anos

15/11

 

BACO PIZZARIA

Asa Norte (61) 3274-8600

CLN 309 Bloco A Loja 30/40 Asa Norte

Asa Sul (61) 3244-2292

SHCS 408 Bloco C Loja 35 Asa Sul

 

Comentários