Em homenagem ao Dia da Tannat, a embaixada do Uruguay, a Uruguay Wine e o B Hotel promoveram na última quarta-feira, dia 15, uma masterclass com os os principais rótulos dessa uva que colocou o Uruguai na rota dos vinhos.

O evento foi guiado pelo especialista Juan José Verdesio, que falou sobre as principais características de produção e controle de qualidade da uva, além do processo de fabricação e conservação dos vinhos do país. Juan ainda apresentou as diferenças entre regiões e o resultado final, quando a bebida chega à taça.

Ao todo, nove rótulos foram apresentados e degustados por convidados e imprensa especializada. Entre os selecionados estiveram Establecimento Juanicó, Toscanini, El Capricho, Garzón, Traversa, Piccolo Bangi, Gimenez Méndez, Viñedo de lso Vientos e Castillo Viejo.

A harmonização foi acompanhada por opções de frios e pães, oferecidos no mezanino do B Hotel. Na ocasião foram servidos, também, azeites uruguaios.

Comentários

Max Cajé
Cria do Cerrado, Max Cajé negou as raízes ao detestar pequi, descobriu que o amor à culinária nordestina era hereditário e que paladar é algo que se conquista, com muito treino e, às vezes, dinheiro para pagar a conta. Sempre teve uma relação de amor com a comida e nunca deixou de agradecer o advento do metabolismo rápido nesse processo. Começou a estrada de jornalista escrevendo sobre moda, caiu na Gastronomia por acidente e se especializou por amor. Aprendeu que até chegar à mesa, o alimento cria carreiras, muda vidas, aguça os sentidos e cria histórias, boas e ruins, as quais pretende contar aqui.