Em um novo endereço e com layout totalmente repaginado, gastrobar Mercadito foi destaque na reta final de 2018 – e estará na nossa lista de Melhores do ano– com um reforço em sua proposta cosmopolita desde o ambiente até a comida.

A principal proposta agora é integrar a badalada clientela da casa em 220 lugares apenas um andar, com direito a um balcão em uma espécie de varanda com vista para bar e o todo o salão. O mobiliário é criação do brasiliense Danilo Vale, que utilizou do conceito Wabi-sabi (valorização da beleza no imperfeito, com visão estética centrada na aceitação da transitoriedade e imperfeição).

Na cozinha, destaque para as criações do chef Thiago Paraíso, que assina o menu de tapas perfeito para happy hour. Entre as opções, Mini Melt Búrguer (mini hambúrguer empanado, recheado com cheddar sobre molho aïoli e coberto com salsa brava); Releña de Berenjena (bruschetta de berinjela temperada com zaatar sobre queijo parmesão); Espárragos com Bacon (aspargos envoltos com bacon); Salmón Fumat (bruschetta de carpaccio de salmão defumado sobre salsa endro); Brie Trufado (queijo brie empanado com mel trufado). As sugestões podem vir em duplas ou em sextos.

Para quem quiser jantar, a sugestão é o Peixe Branco (filé de peixe branco em crosta de cogumelos acompanhado de creme de mandioquinha e legumes salteados); o Confit de Pato (coxa e sobrecoxa de pato confit acompanhadas de batata rosti com creme de queijo com ervas e bacon ao molho de vinho); e Fetuccine (massa com camarões grelhados ao creme de parmesão, alho, bacon, espinafre e tomate cereja). Todos em porções bem servidas.

Vitor Moretti, headbartender da casa, renovou a carta de drinques e traz nada menos ue onze opções com gin, a bebida queridinha do momento. Não deixe de pedir o Midtown (gin, licor de laranja artesanal, vermute branco artesanal, geleia de canela, sumo de limão, pepino e Red Bull tropical) e o Empire State (infusão de gin com chá, composto de frutas vermelhas, leve toque de aperol, bitter de laranja, calda de amora e sumo de limão).

Vodka, whisky, tequila, vinho e rum também servem de base para a carta bem diversificada. Provamos e aprovamos o Texas (whisky americano, vermute artesanal baunilhado, chartreuse amarelo, composto de mel com figo. Acompanha presunto de parma dry) e o Sunset (vodka, vinho rose, licor de cassis dijon, xarope de flor de sabugueiro finalizado com vaporização aromática).

Amantes do vinho tem mais de 40 opções de rótulos da importadora Del Maipo, que deu prioridade aos brancos e rosés, perfeitos para o Happy Hour. Por falar nele, a casa costuma fazer promoções de doses duplas de drinks e cervejas, a partir das 16h em dias de semana. As promoções são anunciadas pelo insta da casa @newmercadito.

SERVIÇO:
Mercadito
Onde: CLS 201, Bloco A, loja 01
Telefone: (61) 3536-2927
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 16h às 01h
Sábados e domingos, de 12h às 01h
Possui acessibilidade

Comentários

Max Cajé
Cria do Cerrado, Max Cajé negou as raízes ao detestar pequi, descobriu que o amor à culinária nordestina era hereditário e que paladar é algo que se conquista, com muito treino e, às vezes, dinheiro para pagar a conta. Sempre teve uma relação de amor com a comida e nunca deixou de agradecer o advento do metabolismo rápido nesse processo. Começou a estrada de jornalista escrevendo sobre moda, caiu na Gastronomia por acidente e se especializou por amor. Aprendeu que até chegar à mesa, o alimento cria carreiras, muda vidas, aguça os sentidos e cria histórias, boas e ruins, as quais pretende contar aqui.