O Mesa SP, um dos maiores eventos gastronômicos do país, destaca este ano o tema “Cozinha que Emociona”, de 9 a 11 de novembro, no Memorial da América Latina – um dos espaços culturais mais emblemáticos da capital paulista. A programação reúne o Mesa Tendências – principal congresso do setor no Brasil –, aulas de cozinha, feira de produtores, degustações e muito conteúdo para profissionais, especialistas, estudantes e amantes da culinária. Chefs premiados de Portugal, Peru e Venezuela já confirmaram participação no evento, ao lado dos brasileiros Alex Atala, Rodrigo Oliveira, Telma Shiraishi, Morena Leite e muitos outros.

 

MESA TENDÊNCIAS

 

A programação deste ano conta com a contribuição internacional de chefs estrelados como Mitsuharu “Micha” Tsumura, do peruano Maido (7º lugar na lista geral do 50 Best), Henrique Sá Pessoa, do Restaurante Alma, de Portugal, o colombiano Alejandro Cuellar, do projeto CoyarCocina,e Carlos García, do venezuelano Alto, de Caracas. Também desembarcam por aqui Pia León e Malena Martínez – respectivamente, chef e gerente geral do Central de Lima (6º lugar na lista do 50 Best) – para falar sobre seu projeto de mapeamento do ecossistema peruano e catalogação de novas plantas.

 

Do Brasil, já confirmaram presença os aclamados Alex Atala, Rodrigo Oliveira, Ana Bueno, Telma Shiraishi, Morena Leite, Paulo Shin e Rafa Brito Pereira – padeiro da carioca Slow Bakery -, além de uma comitiva da Bahia e da Fundação NATA (Núcleo Avançado de Educação e Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo), do Rio de Janeiro.

 

Com os pés fincados na ideia de que a gastronomia pode ser uma grande ferramenta de transformação social, o congresso trará também uma aula com David Hertz, fundador da ONG Gastromotiva, e Chris Moore, chef-executivo do The Clink – restaurante mantido pelo governo britânico para treinar e reabilitar presos, ajudando-os a se readaptar à vida em sociedade.

 

Ainda no MESA TENDÊNCIAS, os maiores chefs franceses radicados no país – Claude Troisgros, Emmanuel Bassoleil, Laurent Suaudeau e Erick Jacquin – dividem o palco em uma palestra sobre a história da gastronomia francesa no Brasil.

 

AULAS

 

Entre as atrações tradicionais do evento está o MESA Ao Vivo, com dezenas de aulas práticas e degustações conduzidas por chefs e especialistas do Brasil todo. Haverá um total de quatro cozinhas – duas fixas (uma com 100 lugares e outra para padaria e confeitaria) e duas instaladas em caminhões – e uma sala de degustação. A estrutura exclusiva deve receber alunos interessados pelos mais diversos temas que viram pauta da edição especial da revista Prazeres da Mesa, produzida ali mesmo, em tempo real.

 

ENTRADA FRANCA

 

No espaço aberto ao público, a organização já confirmou palco com atrações musicais e a Farofa do Brasil, feira com barracas de produtores locais dos quatro cantos do país e uma seção inteiramente dedicada a quitutes, pratos e petiscos tipicamente paulistas, trazendo receitas premiadas de todo o estado.

 

Aos fãs de carne vermelha recomenda-se reservar o primeiro dia na agenda, quando Marcos Livi e outros experts farão o “Brasa na Mesa”, das 17h às 22h. Será um churrasco no estilo fogo de chão – uma celebração e tanto para esta edição do Mesa SP, que terá também uma programação voltada exclusivamente ao tema, com aulas de cortes, defumação e outros assuntos do universo da carne.

 

SOBRE O MESA SP

Realizado pelo Mundo MESA, núcleo de inteligência em gastronomia que cria, produz e promove eventos sob medida, ações especiais e conteúdos do universo de alimentos e bebidas, o Mesa SP é um dos maiores eventos do setor da América Latina. A cada edição, traz de todos os cantos do mundo chefs renomados para atuarem em workshops, degustações, jantares, exposições e outras atividades que resultam na edição da revista ao alcance do público.

SERVIÇO

Endereço: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664

Data: 9, 10 e 11 de novembro de 2018 Ingressos: www.mesasp.com.br

Valores para público geral:

Farofa do Brasil – entrada gratuita

Mesa Tendências e Mesa ao Vivo – ver tabela abaixo

IMPORTANTEos valores variam de acordo com o período em que os ingressos forem adquiridos. Para condições especiais de pagamento de acordo com categorias (estudantes, aposentados e profissionais da área), visitar o site.

Comentários